LIP Design de Interiores
Conheça minha história
Sou a Luara, uma bióloga (UFMG, 2011), designer de interiores (UNOPAR, 2023), paisagista (2024) e aspirante à comunicadora científica. Ao longo da minha jornada, uni minhas diversas áreas de formação — da biologia à neurociência — com o design explorando como os espaços que habitamos influenciam nossas emoções, produtividade e bem-estar.
Trabalhei como pesquisadora de 2006 a 2021. Adorava, mas ao longo dessa jornada eu fui me distanciando cada vez mais dos assuntos que eu realmente gostava da neurociência, como o comportamento, a saúde mental e as emoções. Fui seguindo uma trajetória acadêmica lógica e previsível. Meu caminho na pesquisa me levou até à USP para trabalhar com fisiologia da respiração e neurofarmacologia e em seguida até a UFGD onde dei aulas de farmacologia e epidemiologia para o curso de medicina. Mas como nós, mineiros, dizemos "eu não dei conta". Adoeci, me senti totalmente perdida.. foi horrível!
No final do semestre letivo da UFGD, já extremamente cansada e estressada, eu fui à Florianópolis prestar um concurso. Essa viagem me transformou de tal forma que eu percebi que as minhas maiores competências, na verdade, eram a criatividade e a dedicação aos estudos. Floripa é uma cidade linda, artística, inspiradora! Me hospedei num hostel maravilhoso e foi lá que eu mudei. A partir da minha própria experiência transformadora na cidade, eu comecei a perceber o quanto o ambiente estava influenciando as minhas decisões.
Me apaixonei pela ideia de modificar as emoções e o comportamento por meio do ambiente! Até a nossa percepção da realidade o ambiente é capaz de transformar! Não renovei o contrato com a UFGD no ano seguinte e segui adiante para o curso de design na UNOPAR. Durante o curso conheci o paisagismo e também me apaixonei. Afinal, o paisagismo também mistura arte, técnica e conhecimento!
Quando me propus a atender clientes para serviços de interiores no início de 2024 me deparei com uma Luara inexperiente, ansiosa e insegura. A experiência foi muito intensa pra mim, mas o que poderia ter sido motivo para desistir foi motivo para me dedicar ainda mais e aprimorar o meu processo criativo e técnico. Todo o conhecimento que adquiri na superação desse desafio — de lidar com a pressão de clientes e criar algo impactante em pouco tempo — me levou à criação de um curso, uma plataforma de ensino, um perfil no Instagram em que divulgo ciência, um blog e mais projetos ainda estão por vir. O conhecimento que adquiri transformou a maneira com que eu via o meu trabalho e reforçou a minha resiliência e dedicação.
Com um mestrado, doutorado, pós-doutorado em neurociências e experiência didática, decidi trazer parte desse conhecimento por meio de um curso sobre design biofílico, neuroestética e neuroarquitetura para inspirar, acolher e estimular profissionais no seu processo criativo. Acredito ser este o meu papel como educadora.
Como designer, me sinto constantemente desafiada a criar espaços originais e inspiradores. Já morei em 11 casas diferentes ao longo da minha vida. Me transformar e transformar espaços era uma necessidade, mas hoje é uma busca. Recentemente, tenho me aventurado pelo universo do design de móveis / mobília juntamente com a inteligência artificial para criar esboços e projetos 3D para móveis planejados e marcenaria.
Na minha vida pessoal sou movida pela arte, especialmente pela música e a dança, e encontro inspiração na filosofia e na poesia, com influências de Schopenhauer e Fernando Pessoa.
Missão
Minha missão é fornecer informações científicas de qualidade sobre neuroarquitetura, neuroestética e design biofílico, tornando esse conhecimento acessível e compreensível para todos. Além disso, quero criar ambientes que inspiram e proporcionam bem-estar por meio do meu conhecimento interdisciplinar.
Visão
Ser referência em neuroarquitetura, neuroestética e design biofílico, transformando ambientes em espaços que promovam o bem-estar e a conexão com a natureza. Quero empoderar profissionais criativos e impactar positivamente a vida das pessoas, melhorando sua qualidade de vida por meio de um design mais consciente e com intenção.